Home > Quem somos > Nossa Associação
Quem Somos

Associação Umbri do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é  de divulgar a cultura e os costumes da Região Umbra e promover a integração entre os Umbri e descendentes que vivem no Brasil, fortalecendo o intercâmbio de experiências e parcerias culturais e comerciais. A semente desta associação nasceu há mais de 25 anos, quando um grupo de Umbri, sob a liderança de Socrate Mattoli, conseguiram juntar Umbri  e descendentes  para relembrar suas histórias, a cultura, as tradições e os sabores da Umbria. 

Em 1989 fundam a primeira associação sob o nome de Círcolo Umbro São Paulo, sendo Socrate Mattoli Presidente; Edmondo Biganti 1º Vice Presidente; Otello Boatini 2º Vice Presdiente; Gianfranco Frenceschetti Tesoureiro; Marco Mattoli Segretario, Laura Mattoli Diretor Social.

No início o Círculo Umbri promovia encontros gastronômicos, visando incentivar a integração entre Umbri de diversas cidades de origem, contudo, com o tempo foi se fortalecendo tornando-se em 2006  Associação Umbri do Brasil  com mais de 700 associados...

Local e ano da constituição
Associação Umbri do Brasil foi fundada na cidade de São Paulo em 20.06.1989

Número de Associados
Até 31 . 12 . 2008  -  No 1.063

A História

A Associaçao Umbri do Brasil foi fundada com o nome de Circolo Umbro-Toscano, no início dos anos oitenta, quando em 1989 Socrate Mattoli reuniu uma representação significativa de Umbri e assim fundou o Circulo Umbro de São Paulo que em 2006 passou a ser denominada de Associação Umbri do Brasil.

Em 1989 deu início a importantes atividades:                                                                       

Foi a primeira entidade italiana que organizou para os jovens no Brasil em 1989-90,  Bolsas de Estudo da Língua e Cultura Italiana, com  a colaboração da  Universidade para Estrangeiros de Perugia que organizou  também a formação de professores no Brasil para o ensino de Língua Italiana.

Tivemos a primeira importante manifestação cultural em 1992 com grupos teatrais da Umbria; Uma grande manifestação entre cultura, música e culinária, com a delegação da Região Umbra liderada pelo Governador Francesco Mandarini e um importante grupo de artistas: Gianfrancesco Marignoli, ator, poeta e comediante de Spoleto, Gianpiero Guzzini de Spoleto, pesquisador de cantos e poesias populares desde a época de São Francisco de Assis e Mariella Chiarini de Perugia, também comediante, mas em dialetos do norte da Umbria. Todos os Umbri participaram, assim como os convidados da comunidade italiana de São Paulo. 

Desde 1992 com o apoio do Governo Regional organizamos  viagens anuais para  nossos Jovens selecionados para fazer cursos de italiano e poder conhecer as terras de origem; os adultos, sobretudo aqueles que faz tempo que não viajam, damos oportunidade de reencontrar sua terra, suas tradições e seus parentes.  

Em 1995 conseguimos organizar um encontro com todos os nossos associados em uma manifestação de fraternização muito importante com a presença do Governador da Região e toda a direção do departamento de relaçôes internacionais. Na ocasião, todos receberam uma lembrança de cerâmica de Deruta.

Em 2001 participamos ativamente na arrecadação de documentos, fotos e objetos antigos para o Museu da Imigração de Gualdo Tadino.

Em 2002 colaboramos com a Arquidiocese de Spoleto-Norcia para organizar uma confraternização religiosa entre São Paulo (SP) e Cascia (PG).

A Associação Umbri do Brasil participou ativamente na fundação das seguintes entidades Italo-Brasileiras e que  participa até o momento:
ESCOLA ITALIANA Bicultural parificada com Italia (Privada) Eugenio Montale , sob a liderança de Socrate na qualidade de Presidente e sua esposa Nicoletta na qualidade de Diretora didática, participamos com o apoio da Regione Umbria na construção da sede própria;

FECIBESP Federação das Entidades Culturais Italo Brasileiras do Estato de São Paulo; com mais de 150 instituições associadas para divilgação da língua italiana e cursos de formação para o ensino da mesma. 

FILEF São Paulo, Federação Italiana de Trabalhadores Emigrantes e Famílias;

Sempre participamos ativamente da vida Política Italiana, com representantes nos Comitês e no CGIE e em todas as atividades econômicas, politicas e sociais da Comunidade Italiana no Brasil; Alguns dos nossos associados participam ativamente da vida pública e politica.

Nos últimos 20 anos tivemos sempre manifestações de representantes gastrônomicos  da Regione Umbra, com a participação de Chefs Umbros e seus excelentes produtos típicos.

Voltar | Topo | Enviar a um amigo | | Imprimir | Home

Associação Umbri do Brasil

Rua Major Quedinho, 111 – Cj 109 - CEP 01050-040 - São Paulo - SP - Brasil

Presidente "Valeria Federico" e 1° Secretario "Aldo Spina"

E-mail: Presidente "vfsfederico@gmail.com"  1° Segretario "aldospina@gmail.com"

Telefone: Presidente + 55 11 9 9121-1377  /  1° Secretario + 55 11 9 8196-7390

Home | Mapa Nipotech